Maksoum

12 jul

O Maksoum (maqsoum, maksum, maqsum) é o pai de todos os ritmos egípcios, segundo o músico Hossam Ramzy. Afinal, sua estrutura é semelhante a do Said, Chifttelli e, principalmente, a do Baladi. Cortado ao meio, ou partido ao meio é a tradução literal da palavra que dá nome a este ritmo muito utilizado em músicas no Egito, Síria, Norte da África, região do Golfo e Tunísia, onde também é conhecido como Duyek.

Composição

Você já sabe que a estrutura do Maksoum é muito parecida com a do Baladi. Agora vejamos porquê. A frase musical do Baladi é esta: DUM DUM TAKATA DUM TAKATA. O Maksoum não possui um dos DUMs inicial e tem uma pausa no meio do ritmo, tal como explica o músico Mario Kirlis (Bellydance instructivo com Mario Kirlis e Saida – DVD 1). Por isso também é chamado de Baladi um DUM. Daí o significado da palavra fazer alusão a algo partido.

Assim, a notação gráfica fica: DUM TAK (pausa) TAK DUM TAK

Uma forma floreada que pode assumir é: DUM TAKATA DUM TAKA (TAKA).

Características
É um ritmo de quatro tempos e existe uma variação mais rápida e mais lenta, na qual se torna muito semelhante ao Masmoudi. Dizem que o Baladi é uma forma folclórica deste ritmo. É muito usado em músicas modernas, solos de derbake e baladis. A pausa do meio da frase musical gera um acento mais forte no contratempo.

Como treinar
Treine o ritmo puro, com a ajuda de um CD (ouça a faixa selecionada abaixo), e depois tente encontrá-lo nas músicas. Repare que nem sempre ele aparecerá da forma simples e poderá receber variações e ficar floreado, principalmente no final da frase. Neste site você pode ver as diversas formas em que ele pode ser encontrado. Não se preocupe, nós alunas não precisamos conhecer todas elas. Basta saber a base para dançar e tocar nos snujs.

Dicas de passos
No vídeo acima, o derbakista e a bailarina fazem uma breve e simples apresentação do Maksoum. Note como ela também explora o peitoral, além do quadril para fazer as tão importantes marcações de ritmo. A argentina Saida e o músico Mario Kirlis elaboraram um capítulo do DVD instrutivo de ritmos especialmente sobre o Maksoum. Veja como ela faz as marcações com o quadril, em especial com variações do básico egípcio, e como explora o contratempo e a pausa.

Lembre-se: Você pode tocar os DUMs, TAKs e TAs com a sua mão principal (varia para destros ou canhotos) e os e KAs com a outra. Ou então marcar os DUMs com as duas mãos, enfatizando que são mais fortes.

*Faixa do CD Rhythms of the Nile 1, Hossam Ramzy.

Veja + Ritmos
Bolero
Malfuf
Baladi
Ayub
Said

9 Respostas to “Maksoum”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jerk « Cadernos de Dança - julho 19, 2010

    […] + Ritmos Maksoum Bolero Malfuf Baladi Ayub […]

  2. Masmoudi « Cadernos de Dança - julho 27, 2010

    […] + Ritmos Jerk Maksoum Bolero Malfuf Baladi Ayub […]

  3. Falahi « Cadernos de Dança - agosto 2, 2010

    […] Ele é um Maksoum acelerado e costuma aparecer em músicas clássicas, derbakes, para acelerar a melodia, e […]

  4. Wahda wa noz « Cadernos de Dança - agosto 16, 2010

    […] + Ritmos Chiftetelli Falahi Masmoudi Jerk Maksoum Bolero Malfuf Baladi Ayub […]

  5. Soudi « Cadernos de Dança - agosto 23, 2010

    […] + Ritmos Wahda wa noz Chiftetelli Falahi Masmoudi Jerk Maksoum Bolero Malfuf Baladi Ayub […]

  6. Sombati « Cadernos de Dança - outubro 4, 2010

    […] o “pai de todos os ritmos”? Apenas relembrando então: a notação gráfica base do Maksoum é DUM TAK (pausa) TAK DUM […]

  7. A estrutura da música clássica « Cadernos de Dança - dezembro 1, 2010

    […] tentar se centralizar no espaço. É possível que o ritmo se altere, em geral, entra um saidi, maksoum ou baladi, por isso, agora sim é possível explorar técnica, em especial de quadril, e brincar […]

  8. Retrospectiva: Ritmos « Cadernos de Dança - janeiro 2, 2011

    […] no início até que foi tranquilo falar dos ritmos mais estudados como saidi, baladi, ayub, malfuf, maksoum, falahi, soudi e sombati. Mas confessamos que foi um imenso desafio quando nomes estranhos […]

  9. Zeibek « Cadernos de Dança - fevereiro 14, 2011

    […] É um ritmo mais lento que soa duas vezes como um ritmo básico, o maksoum por exemplo, de quatro tempos somados mais um […]

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