Ao mestre com carinho: Angeles e Corel

21 fev

Quem faz dança do ventre sabe direitinho como as alunas são influenciadas pela sua professora. Se não tomarmos cuidado é muito fácil incorporar o estilo, passos e até tiques da nossa mestra. Por isso, é muito comum as próprias profissionais indicarem que as alunas façam aulas com suas colegas e que procurem se aperfeiçoar com professoras diferentes. Tudo em nome da dança! Portanto, hoje vamos nos voltar para o estudo dessa relação e as primeiras vítimas serão Angeles Cayunao e Corel.

Ambas são famosas por gostarem de espetáculos, literalmente shows glamurosos. Angeles gosta de ostentar nas roupas, com direito a plumas e muito brilhante. Para arrematar, quase sempre há um enfeite na cabeça, daqueles que lembram os das nossas passistas de escolas de samba. Corel, por sua vez, é um pouco mais discreta no vestuário e prefere deixar o destaque para os acessórios que usa, como o pói e fan. No vídeo abaixo, sua roupa é moderna, conjunto top-calça com paetês e pontos de luz e os acessórios são, nada menos do que bastões luminosos.


A pupila incorporou direitinho o estilo argentino de dança do ventre, que possui muita influência do jazz. No vídeo selecionado, por exemplo, a apresentação começa com uma sequencia de muitos giros finalizados com um arabesque, passo que se repetirá algumas vezes. Angeles, assim como Corel, tem uma postura bastante alongada e aberta. Veja como ela começa desfilando e depois dá chutinhos altos e faz muitos giros. As batidinhas de quadril são fortes, há uso de arabesques e claro presença dos braços. Esta é, aliás, uma característica comum às duas. Os braços sempre estão em movimento e raras vezes servem de moldura.


Ambas movimentam-se constantemente no palco. Camelos e ondulações, giros de cabeça e marcações de quadril e ombros, os passos são sempre curtos, rápidos e não são repetidos por mais de uma vez. Bom, chega de falar e vamos lá. Assistir aos vídeos com o máximo de atenção e reparar nas semelhanças e diferenças. Com uma análise completa, podemos comparar os estilos de ambas e já ir escolhendo como queremos dançar, para evitar que a nossa performance seja igualzinha a da nossa professora. Afinal, a dança também tem que ter personalidade!

Veja + Bailarinas aqui
Veja + Videoteca aqui
Veja + Dicas aqui

Uma resposta to “Ao mestre com carinho: Angeles e Corel”

  1. Samara março 4, 2011 às 4:18 am #

    Tb, sendo prof e irmãs, não tem como serem iguaizinhas!!!

    Gosto mais da Corel do que da Angeles, mas ainda sim as duas deixam a dança do ventre em si muito a desejar…a Corel acabou se tornando apenas uma dançarina de fusões…
    mas enfim, continuo torcendo pelos 2 “S” argentinos: Saida, Shanan e Shahdanah ^^

Deixe um comentário