Souhair Zaki

23 set
Tahia Carioca e Samia Gamal já eram estrelas quando a pequena Souhair Zaki via as apresentações das suas grandes ídolas nas telas dos cinemas. Seu desejo, porém, não era bem aceito pela família, em especial pelo pai tradicionalista. 

Aos nove anos, esta menina nascida em 1944, na pequena cidade egípcia de Mansoura, mudou-se para Alexandria. Com essa idade, Souhair já tinha aprendido a dançar sozinha. Aos poucos, começou a dançar em festas de família e, após a morte do pai, seu padastro incentivou-a no meio artístico.

Contemporânea da graciosa Fifi Abdo, começou a dançar na casa Auberge. Dizem que existia uma grande rivalidade com Nagwa Fouad, principalmente porque ambas seguiam estilos muito diferentes. A bailarina Raqia Hassan afirma que “ela traduziu a música de forma precisa e natural, sem excessos ou exibicionismo. Seus passos têm resistido aos anos, e são ensinados até hoje.

Ela sempre foi autêntica apresentando-se e fingir nunca fez parte do seu estilo. Do mesmo jeito que a vê hoje, ao vivo, calma, tranqüila para conversar e educada, ela sempre foi assim em cena”.

O reconhecimento é mundial. No auge da carreira, foi a primeira bailarina a dançar músicas da reverenciada cantora Oum Khalthoum, que também será tema de post do Cadernos. Sua primeira apresentação ao som de uma música da grande cantora foi em um evento do qual participou. Algum tempo depois, dançou em uma festa e a própria Oum Khalthoum estava na plateia. Não suficiente, a ídola da música agradeceu e reverenciou a bela apresentação. A partir daí, a fama de Souhair não teve limites. Ela foi chamada por Mohammed Anwar Al Sadat, presidente do Egito, de “Oum Khalthoum da dança”. Bastante significativo, não?

Em geral, esta bailarina não recorria à ajuda dos coreógrafos para elaborar suas sequências e preferia fazer improvisações. Souhair gosta muito de usar batidas sequinhas de quadril, em especial seguidas por shimies, embora sejam sempre leves. Nas ondulações, prefere usar camelos com deslocamentos, com o detalhe de fazer um leve chutinho.

Repare que ela sempre usa emendas entre os seus passos, aproveitando o contratempo. Costuma fazer movimentos circulares com os punhos. Dançava tanto sobre o ritmo quanto na melodia. Durante sua carreira, participou de mais de 100 filmes, em geral, fazendo breves aparições.

Apesar de estar aposentada, ela aparece, pelo menos uma vez por ano, em algum grande evento de dança. Quando entrevistada e perguntada sobre as suas melhores memórias foi incisiva, e afirmou que eram todas da dança.

Veja + Bailarinas aqui

5 Respostas to “Souhair Zaki”

  1. Hanna Aisha outubro 15, 2010 às 12:23 pm #

    Ela é minha preferida dentre as bailarinas já “aposentadas”.
    Sem dúvida, uma autêntica baladi do Norte do Egito, maravilhosa.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lulu Sabongi « Cadernos de Dança - outubro 21, 2010

    […] e, dois anos depois, saiu para o mundo em busca de aperfeiçoamento. Farida Fahmi e Mahamoud Reda, Souhair Zaki, Nagwa Fouad, Dina, Morroco, Raqia Hassan e outros grandes nomes foram seus professores. […]

  2. Raqia Hassan « Cadernos de Dança - novembro 4, 2010

    […] aqui no blog ela já apareceu em posts sobre Angeles Cayunao, Lulu Sabongi, Samira Hayek, Alika, Souhair Zaki e Soraia Zaied. Não podia ser diferente, afinal, ela é uma das professoras e coreógrafas mais […]

  3. Randa Kamel « Cadernos de Dança - novembro 18, 2010

    […] sabe reconhecer o que há de melhor em cada uma: gostados braços de Mona El Said, do quadril de Souhair Zaki, do estilo de atrair o público de Nagwa Fouad e da presença de palco de Fifi Abdo. Diferente de […]

  4. Retrospectiva: Bailarinas « Cadernos de Dança - dezembro 31, 2010

    […] grande time internacional e com mais tempo de carreira Azza Sharif, Tahia Carioca, Souhair Zaki, Samia Gamal, Nagwa Fouad, Naima Akef, Nadia Gamal, Fifi Abdo e Farida Fahmy. Também de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: