Tito Seif

13 jan

homens na dança do ventreA performance de dança do ventre por homens ainda é considerada um tabu por muitas alunas e professoras. Aqui no Cadernos, não temos este tipo de preconceito e já citamos nomes de grandes mestres como Amir Thaleb e chegou a hora do nosso primeiro biografado.

Tito Seif esteve no Brasil, em 2010, ministrando workshops no 11º Fiel, o que inspirou nossas leitoras a pedirem um textinho sobre ele por aqui. Este egípcio começou a dançar aos 14 anos, mas já gostava desta atividade desde a época de escola, e logo se tornou professor. Daí para frente só cresceu. Com mais de 20 anos de carreira, Tito é famoso por sua presença de palco, simpatia e, claro, por sua técnica apurada. Um de seus passos marcantes é o “twist” batizado com seu nome.

Também desenvolveu um estilo, “shaabi”, inspirado nas ruas do Cairo. Nestes anos todos, absorveu conhecimentos de dança clássica, folclórica egípcia, além de khalige, ghawazzi e outras. O Said com bastões é uma de suas especialidades, a ponto de apresentar-se com não um, nem dois, nem três, mas quatro bastões! Veja abaixo e no link a mesma apresentação em detalhe.

Em entrevista, ele afirmou que dança para contar uma história e que seu estilo é conhecido por traduzir em emoções a música e a canção (fonte: site). Nesta reportagem em vídeo ( em inglês) ele diz que “um homem deve dançar de forma masculinizada, usando alguns movimentos femininos” e que ele até pode imitar uma mulher, mas não perfeitamente, caso contrário, não ficaria confortável e não seria bem aceito.  Repare como possui o quadril absolutamente solto e como envolve o público.

Ministra aulas desde a década de 1990 e já girou o mundo em shows e aulas e, aos 40 anos, continua em atividade, é coreógrafo, dançarino e professor. Seu evento mais famoso é “The Tito Oriental Show”, que ocorre no famoso resort Alf Leyla Wekeyla. Costuma usar túnicas ou camisetas e calças cor creme, com botas ou sapatos e, em geral, um chapéu ou lenço amarrado na cabeça. E você se lembra das famosas apresentações de Jillina em cima do derbake? Pois é, olha o Tito aí …

Veja + Bailarinas aqui

3 Respostas to “Tito Seif”

  1. Barbara janeiro 15, 2011 às 5:43 pm #

    Muito bom Camila, obrigada por escrever este post. Você escolheu muito bem os vídeos também. Foram apresentações muito parecidas com as que ele fez na Luxor. O cara é muito bom, faz parecer fácil se locomover em cima de um derbake!

  2. Samara janeiro 16, 2011 às 11:59 pm #

    Ouvi um papo que quem começou a dançar em cima do derbake foi ele! E ele é incríiivel mesmo! *-*

  3. Paulo Abdo junho 23, 2011 às 2:28 am #

    Gostaria de saber o e-mail do Tito Seif. Admiro muito ele,sou bailarino e professor de educação física faço dança do ventre há 28 anos. Sou de Recife-Pernambuco,fui o primeiro a introduzir a dança do ventre nas aulas de educação física. Por favor me forneça o e-mail do Tito,preciso entrar em contato com ele. Aguardo a resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: