Meleah Laf

8 dez

O nome desta modalidade tem origem no véu (meleah) preto e opaco utilizado pelas mulheres do subúrbio da Alexandria.  Laf significa enrolado, logo é preto-enrolado o signifcado de melah laf.

Há controvérsias ao dizer que esta é uma modalidade de dança do ventre, pois alguns acreditam que seja apenas uma caracterização das mulheres que iam aos mercados parquerar.

Pensando nisso, a ideia desta dança é ser descolada. Com chiclete bem à mostra (masque com a boca aberta), usando um vestido justo, todo colorido ou com uma cor bem forte, que pode ser curto ou comprido, elas usam um chadô, aquele lenço que esconde o nariz e a boca, e o véu preto que pode ou não ter miçangas.

Tem bailarians que usam até um lenço preso à cabeça, para lembrar as camponesas.

O início de toda a apresentação tem o véu enrolado no corpo da bailarina. Os movimentos devem ser soltos e simples sem a preocupação técnica de cada passo. O corpo da bailarina vai sendo descoberto pelo véu, mas nada típico da dança do ventre clássica.

São movimentos mais fortes. A dança é como um flerte, logo, você pode brincar de mostrar e esconder partes do corpo. Use e abuse de deslocamentos e o sorrisão é essencial.

As músicas são muito alegres e normalmente cantadas. os ritmos mais comuns são malfuf e falahi. Tem gente que dança solo, dupla e grupo até mesmo com alguma participação masculina para simular o flerte.

Veja + Modalidades aqui

3 Respostas to “Meleah Laf”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Meleah Laf « Cadernos de Dança -- Topsy.com - dezembro 8, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Salete FariasAlmeida, Cadernos de dança . Cadernos de dança said: Modalidade de hoje: Meleah Laf! #dancadoventre http://bit.ly/idQkx3 […]

  2. Tawil « Cadernos de Dança - dezembro 20, 2010

    […] deve saber, Malfuf é aquele ritmo cujo significado é “enrolado” (lembre-se também que o Melea Laff é a dança do lenço enrolado). A semelhança acontece porque o Tawil possui acentos exatamente […]

  3. Videoteca: Nour (melea laff) « Cadernos de Dança - abril 1, 2011

    […] já estudamos esta modalidade de dança por aqui. Como você já sabe, a origem da nomenclatura desta dança surgiu do nome do véu preto (meleah), […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: