Randa Kamel

18 nov

Quando pensamos no estilo egípcio de dançar, Randa Kamel com certeza será um dos nomes lembrados. Com movimentos limpos, batidas pequenas, porém, fortes e shimies potentes, Randa é dessas bailarinas que conseguem aliar técnica à interpretação.

Esta é sua característica principal. Seus passos e gestual são marcados pela tradução de sentimentos em movimentos, no melhor estilo egípcio. Isso não a impediu de absorver passos de balé, como pernas alongadas, chutinhos e cambrês.

Ela começou a dançar aos 12 anos, mas foi aos 16 anos que sua carreira realmente andou. Entrou para a Reda Troupe, grupo folclórico de Mahamoud Reda, do qual Farida Fahmy e Raqia Hassan participaram. Raqia é uma das responsáveis pelo sucesso de Randa, colocando-a no Ahlan wa Sahlam Dance Festival, evento promovido pela mestra. Alguns anos depois, Randa passou a ministrar aulas no festival. Diz-se que Raqia dizia que sua aluna possuía mais sentimento e compreensão do que é a dança oriental do que outras jovens bailarinas.

Nos anos 1990, participou do Cairo Meridian junto com Fifi Abdo. Durante os 7 anos em que esteve no Reda Troupe incorporou disciplina, método, cultura folclórica e como utilizar os braços.
Prefere as músicas mais antigas, como “Inta Omri” e “Gamal Gamal” e, claro, orquestras ao vivo. Em entrevistas, disse que adora Farid El Attrash, Oum Kulthoum e Abdel Halim Hafez.

Das bailarinas, Rada sabe reconhecer o que há de melhor em cada uma: gostados braços de Mona El Said, do quadril de Souhair Zaki, do estilo de atrair o público de Nagwa Fouad e da presença de palco de Fifi Abdo. Diferente de suas colegas, preferiu não ter carreira no cinema, pois afirma que os papéis que recebeu sempre eram estereotipados e as personagens eram pouco densas.

Algumas pessoas gostam bastante da dança de Randa, porém, estranham muito suas roupas, com decotes grandes e fendas largas. Se quiser ouvir um pouco de sua história de sua própria boca, vale a pena ver uma entrevista (em inglês) com a bailarina para a Vision Oriental TV. Vamos curtir um pouco do seu estilo no vídeo abaixo.

Veja + Bailarinas aqui

Anúncios

8 Respostas to “Randa Kamel”

  1. Samara novembro 19, 2010 às 1:43 am #

    Sou suspeita, sou fã nº 1 dela! Minha inspiração ❤

  2. Hanna Aisha dezembro 8, 2010 às 6:24 pm #

    Não consigo gostar de Randa Kamel… e o que tem de bailarina copiando os passos dela! Ela me lembra muito a Dina… Esse foi o único que gostei dela, que eu me lembre. Mas meu respeito pelos quadris das egípcias permanece. São os melhores.

    • Cadernos de dança do ventre dezembro 10, 2010 às 10:11 am #

      Oi, Hanna!
      É verdade! Tem muita gente copiando a Randa. Mas como você mesma disse: os quadris dela são incríveis. Logo, quem quiser imitar: vai em frente!
      A gente tenta por aqui…mas é difícil heheheh
      Volte sempre! um beijão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Randa Kamel « Cadernos de Dança -- Topsy.com - novembro 18, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Leiliane, Cadernos de dança . Cadernos de dança said: Benvinda, Randa Kamel, ao nosso humilde blog! #dancadoventre http://bit.ly/9Vm5tT […]

  2. Retrospectiva: Bailarinas « Cadernos de Dança - dezembro 31, 2010

    […] Gamal, Fifi Abdo e Farida Fahmy. Também de terras orientais, as famosas Raqia Hassan, Randa Kamel, Mona El Said, Dina […]

  3. Videoteca: Randa Kamel (a capella) « Cadernos de Dança - fevereiro 18, 2011

    […] de conhecermos a biografia de Randa Kamel e de aprendermos sobre diversos tipos de vocalizações, como o Macam, Maual e o Zaghareet ou […]

  4. Estilo egípcio « Cadernos de Dança - maio 2, 2011

    […] Fifi Abdo entre outras vieram em seguida. Para quem prefere os mais modernos, pode atacar de Randa Kamel e Dina. A brasileira Soraya é uma das que optou por seguir carreira por lá […]

  5. Amara Saadeh « Cadernos de Dança - junho 16, 2011

    […] economia, esta bailarina sempre procurou se aperfeiçoar com mestres conhecidos como Raqia Hassan, Randa Kamel, Dina, Mahmoud Reda e Yoursry Sharif. Depois de firmar seu nome no Brasil, foi convidada para […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: