Anafil

16 nov

O anafil (ou al-nafeer) é uma trompeta longa e delgada. Lembra daquelas cornetas medievais? Pois é, ele é bem parecido tanto em sua forma como no som. Foi descoberto na época das Cruzadas e costumava ser retratado nas cenas de batalha. Hoje em dia é muito usado na região do Magreb.

O nome anafil vem do árabe nafir que significa uma trompeta reta com a ponta em formato tubular. É um instrumento de sopro direto que lembra muito as cornetas medievais. Seu som aparece a partir da vibração dos lábios do músico na extremidade que aparenta um bico em formato de funil.

O anafil não possui furos no seu corpo, por isso é o músico que deve emitir os sons desejados. Dizem que  é o ancestral das tubas, trompetes e trombones. O que diferencia o pai dos filhos é presença das chaves e pistões.

Costuma aparecer nas músicas clássicas e quando ouvir o anafil, dance como uma princesa. Postura perfeita, movimentos grandiosos e suaves são essenciais para transmitir o anafil ao público. Este instrumento geralmente aparece no início da música e é nesta hora que você pode escolher entre uma entrada triunfal ou deixar o público na expectativa da sua entrada.

Ouça o som do anafil.

Se você lembrou da vuvuzela, não se preocupe. Por causa do formato parecido, é comum que as pessoas lembrem do instrumento mais buzinado durante a Copa do Mundo de 2010.

Veja + Instrumentos aqui

Anúncios

Uma resposta to “Anafil”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Anafil « Cadernos de Dança -- Topsy.com - novembro 16, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Daniela Bueno, Cadernos de dança . Cadernos de dança said: Bom dia, amantes da #dancadoventre. Vamos estudar instrumentos? Hoje temos o anafil no blog! Não deixem de conferir! http://bit.ly/91iEe7 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: