Basiit

15 nov

Foi muito dificil encontrar informações suficientes a respeito deste ritmo chamado Basiit, porém, é importante estudarmos sua estrutura já que ele pode ser confundido com o bolero, ritmo que já vimos aqui no Cadernos. Da mesma forma que o bolero, o basiit costuma aparecer em taqsins.

Se alguém tiver mais informações sobre o Basiit, por favor, escreva aqui nos comentários.

Composição
Aqui aparece a diferença entre o bolero e basiit. Enquanto o primeiro é um ritmo 4/4, o segundo é 6/4. A diferença vem pela quantidade de Dum.

A frase completa do basiit aparece assim:

DUM _ TA DUM TA TA TAKATA TAKAT _ TA

Mas na sua forma floreada, pode aparecer

DUM KA DUM TAKATA KA TA KA DUM KA TA KA

(ritmos retirados do site www.khafif.com)

Características
Como visto, é um ritmo que pode ser tanto lento quanto rápido, por isso, exige que a bailarina saiba reconhecer o que está ouvindo. Você pode encontrá-lo em músicas clássicas, em solos de derbake na hora da transição entre ritmos e também nas músicas com toques mais latinos.

Como treinar
Este ritmo exige um pouco de habilidade manual e ouvido para ritmo, já que possui umas pausas na sua frase. Mas para tocá-lo, é como qualquer outro ritmo. Com as duas mãos, bata para marcar o DUM, e bata o TA com a mão direita e o KA com a esquerda. Se preferir, pode inverter as mãos.

Observe que na frase, hora está escrito TA, ora ta.  Isso demonstra a força da batida que ouvimos no ritmo. É extremamente importante diferenciar isto na hora de tocar.

Dica de passos
Quando encontrar o basiit mais lento, use e abuse da sua expressividade. Deixe o ritmo tomar conta de você e aproveite para fazer ondulações longas e de vez em quando marque um DUM com o seu corpo. Quando encontrar a forma mais rápida, deixe seu lado latino tomar conta de você.

Pense nas bailarinas como Saida e Angeles e faça marcações grandes com o quadril, marcando toda a frase ou variando entre DUM e os TAs. Você pode deslocar com este ritmo e aproveitar as pausas dele para brincar com o público.

Veja + Ritmos aqui

Anúncios

Uma resposta to “Basiit”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Basiit « Cadernos de Dança -- Topsy.com - novembro 15, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Daniela Bueno, Cadernos de dança . Cadernos de dança said: Bom dia amantes da #dancadoventre! Já estamos com novo ritmo. Você conhece o basiit? http://bit.ly/bsMFC4 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: