Mona El Said

11 nov

Com apenas 13 anos a egípcia Mona El Said começou a dançar. A paixão pela dança do ventre foi tão grande que fugiu do Egito para o Líbano para escapar da raiva e da mente conservadora de seu pai. A viagem foi uma boa pedida. Ficou famosa e se tornou uma das atrações principais nas casas noturnas de Beirute.

Sua volta ao Cairo foi em 1975 e suas apresentações continuaram fazendo sucesso. O interessante de observar o estilo desta bailarina é que não encontramos influência de nenhuma outra. Afinal, ela acredita que o mais importante de tudo na dança do ventre é o sentimento e nem tanto a execução dos passos. Para aquela época, isso era grande inovação, ainda mais vindo de uma egípcia.

Lembra da Tahia Carioca? Pois é, ela chamou Mona de “princesa da dança do ventre” ao mesmo tempo em que a mídia do Egito a clamava como “o verdadeiro bronze do rio Nilo”.

Uma característica marcante da Mona é que suas apresentações envolvem orquestras grandiosas. Ela se entende tão bem com os músicos que é muito comum haver uma troca: ora ela comanda a orquestra, ora os músicos determinam quais serão seus próximos movimentos. Para quem dança com banda, sabe que esta confiança não se garante tão fácil.

Seus movimentos costumam ser suaves, a não ser que a música realmente exija uma aceleração. Seus passos são simples, precisos, cheios de emoção e nunca fogem do ritmo e melodia. É um ótimo exemplo para estudar o estilo egípcio que em breve veremos aqui no blog.

Todo esse brilhantismo garantiu fama mundial à bailarina. Ela viaja pelos 5 continentes ministrando workshops além de ter participado de diversos filmes como atriz principal. Nasceu para ser lenda.

Quer ver mais? Acesse nosso canal no youtube.

Veja + Bailarinas aqui

5 Respostas to “Mona El Said”

  1. Nadia novembro 11, 2010 às 3:47 pm #

    Adoooro o Caderno, acesso quase todos os dias e sempre me surpreendo com os ótimos posts de vcs! Parabéns!
    Já tinha ouvido falar da Mona, mas nunca achei vídeos. Obrigada pela dica!😀

    • Cadernos de dança do ventre novembro 11, 2010 às 8:36 pm #

      Oi, Nadia!
      Que bom que há pessoas como você que curtem tanto o blog. Nós também adoramos escrever e estudar por meio dele. Continue comentando, participando e dando sugestões, ideias.

      Existem diversos vídeos da Mona no YouTube. O problema é que a qualidade da imagem está, em geral, baixa. Mas dá para aproveitar e aprender bastante!

      Beijinhos

  2. aricelma medrei março 27, 2011 às 2:08 pm #

    OI QUERIDA, ADOREI O TEU BLOG E FOI UMA BIG COINCIDÊNCIA, PQ EM OUTUBRO DESTE ANO A MONA EL SAID ESTARÁ CONOSCO EM BRASÍLIA P SHOW E WORKSHOP.
    AS INFORMAÇÕES DO BLOG FORAM PRECIOSAS PARA MIM. OBRIGADA E GRANDE ABRAÇO

Trackbacks/Pingbacks

  1. Randa Kamel « Cadernos de Dança - novembro 18, 2010

    […] bailarinas, Rada sabe reconhecer o que há de melhor em cada uma: gostados braços de Mona El Said, do quadril de Souhair Zaki, do estilo de atrair o público de Nagwa Fouad e da presença de palco […]

  2. Asmahan « Cadernos de Dança - novembro 25, 2010

    […] com bandas ao vivo. Teve aulas com grandes nomes egípcios que ministravam aulas no país, como Mona Said. Logo após foi para Viena onde o nome Asmahan já era conhecido. Sua carreira estava decolando e […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: