Cocek ou Serto

8 nov

Como já vimos várias vezes aqui no Cadernos, um ritmo pode receber diversas nomenclaturas. É também o caso do ritmo desta semana, originário da região dos Balcãs.

É conhecido como Cocek onde antigamente era a Macedônia e como Serto, na Grécia. Já na Bósnia e na Albânia, é chamado de Usul Derveshi. São, além disso, nomes de danças. Assista a este vídeo no YouTube e saiba um pouco de como é esta dança de origem cigana.

Características
Muito utilizado em danças folclóricas e casamentos, em especial entre os ciganos. Por isso, é comum em músicas da Romênia e da Turquia, bem como na Grécia, como já foi dito.

Composição
Este é um ritmo 4/4 ou 8/8 e a sua forma base é: DUM TATA TATAKA

Apesar de serem considerados o mesmo ritmo, algumas pessoas afirmam que há diferenças de cadência entre o Cocek e o Serto. O primeiro seria tocado com espaços, semelhante às pausas, enquanto o segundo seria um pouco mais acelerado, com variações maiores de tempos e acentuação.

Como tocar
Siga o mesmo esquema de todos os outros ritmos. Segure os snujs, com uma mão toque o DUM e o KA, com a outra, o TA. Outra opção é marcar o DUM com as duas mãos.

Dicas de passos
Não é muito fácil encontrar bailarinas marcando estes ritmos. Porém, descobrimos que tanto o Cocek quanto o Serto são encontrados em fusions, como aparece neste vídeo. Nos poucos materiais que pudemos localizar, reconhecemos batidas de quadril, twists e marotinhos. Redondinhos de quadril com shimies também são comuns. Em algumas regiões, o Cocek está estritamente relacionado ao intenso movimentar dos quadris, clique aqui e assista.

Veja + Ritmos aqui

Uma resposta to “Cocek ou Serto”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Retrospectiva: Ritmos « Cadernos de Dança - janeiro 2, 2011

    […] como bambi, cocek, hatcha, vox e zaffa entraram como novidades para nós que escrevemos o blog. Além disso, a cada […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: