Videoteca: Hafiza (velocidade)

8 out

No vídeo acima, vemos a professora e bailarina de dança do ventre brasileira chamada Hafiza. Escolhemos este vídeo para poder falar sobre mudanças sutis na velocidade de uma música e como lidar com essas diferenças que para leigos podem ser imperceptíveis.

Logo quando começamos a dançar, sabemos da dificuldade de escolher marcar ritmo, melodia ou seguir voz, mas com o passar do tempo vemos que a música é tão rica que muitas vezes o detalhe está na mudança da velocidade do ritmo.

Observe como Hafiza entra. Nada de deslocamentos grandes, ela brinca com as batidas e tremidos. A música dá o seu primeiro clímax que a bailarina dança com o básico egípcio. Quando nos acostumamos com a velocidade tranquila da dança, nota-se uma aceleração e veja como Hafiza acompanha isso sem parecer desesperada. É tudo muito sutil. Ainda mais quando a música fica mais lenta do que estava no início. As paradas nem sempre precisam ter marcações fortes, você pode simplesmente ir com calma e naturalidade.

Hafiza dançou esta coreografia em 09 de novembro de 2008 durante a festa árabe realizada pela escola Luxor de dança do ventre, em São Paulo.

Veja + Videoteca aqui

2 Respostas to “Videoteca: Hafiza (velocidade)”

  1. lorymoreira outubro 8, 2010 às 7:02 pm #

    Que fofa! Gostei de vê-la dançar!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Videoteca: Lunah « Cadernos de Dança - outubro 22, 2010

    […] muita coisa a partir desta apresentação: postura, o que destacar da música na hora de dançar e velocidade. Mas são temas que nós já vimos na nossa […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: