Boá

6 out

O boá como acessório de moda foi uma criação de Henri Bendel, estilista norte-americano, e é utilizado pelas mulheres ao redor do pescoço como se fosse um cachecol. A primeira vez que se tem notícia de um objeto que parece o boá  foi em 1820. De lá para cá, entrou e saiu de moda diversas vezes. Nos anos 70 ficaram consagrados por causa da era Disco.

Os boás ganharam a fama de objetos sensuais, usados muitas vezes em books para despertar aquela sensualidade. Infelizmente, não há registros de como ele foi incorporado na dança do ventre, mas sabemos que normalmente são de penas, bem coloridos e aparecem apenas para fazer graça.

Podem ser de uma cor só ou mesclados, possuem diversos tamanhos e costumam surgir em apresentações modernas. Para dar destaque a este acessório, use e abuse de movimentos de braços e pendure-o no pescoço, mantendo ele preso às mãos para que ele fique bem em evidência.

Para ilustrar seu uso pop, selecionamos um vídeo gravado em 09 de novembro de 2008 durante a festá árabe da escola Luxor de dança do ventre. O show fica por conta das alunas que, na época, eram do nível intermediário. A coreografia é de Zohara El Shaddai, que já apareceu por aqui com a dança da cobra.

Vocês dançariam com o boá?

Existe um segmento da dança do ventre chamado Burlesque que mistura a dança árabe com o estereótipo das casas noturnas do século XVIII, brincando com a mulher melindrosa. E, é claro, que o boá aparece para dar aquele charme. Assista no nosso canal do youtube.

Veja + Acessórios de dança aqui

Anúncios

2 Respostas to “Boá”

  1. lorymoreira junho 7, 2011 às 3:29 pm #

    Meninas, burlesque não é segmento da dança do ventre. É uma outra dança, assim como o ballet ou a dança afro que a galera usa para fazer fusões. Dá uma lida aqui: http://madammem.wordpress.com/2011/02/23/burlesco/

    • Cadernos de dança do ventre junho 21, 2011 às 10:31 am #

      Oi, Lory
      Arrumado. Na verdade o burlesque de certa forma foi mesclado com a dança, podendo-se fazer mais uma fusão.
      Obrigada pelo toque.
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: