Arghul

28 set
Meninas, está cada vez mais difícil encontrar informações detalhadas sobre os instrumentos musicais usados na música árabe! Mas vamos lá! O arghul é um ancestral do clarinete de origem egípcia, primo do mijwiz.

Também é chamado de yarghul, argol, arghool, arghul ou ainda arghoul. Ufa! Tantos nomes no entanto representam um mesmo instrumento de sopro composto por dois tubos.

Um deles possui aproximadamente cinco a sete furos, enquanto o outro é usado para regular a afinação do instrumento. Este último pode ser bem mais longo do que o tubo anterior, responsável pela melodia, e pode chegar a ter dois metros!!

Tocar um arghul exige uma habilidade respiratória conhecida como circular. São muito tradicionais na música árabe, em especial nas músicas usadas na dança do ventre.

Existem em três diferentes tamanhos: o grande (arghul alkebir), o médio (arghul alsoghayr) e o pequeno (arghul alasghar). Quando identificá-lo, lembre-se dos passos indicados para serem explorados em outros instrumentos de sopro que você conhece e vá em frente. A melodia é muito semelhante e pede movimentos sinuosos com variações de velocidade.

Para este post, escolhemos um vídeo diferente, que descreve como um arghul é construído, desde o momento em que a madeira é cortada do pé. Divirta-se!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: