Romina Maluf

16 set

Filha de libaneses, a argentina Romina Maluf nasceu na cidade de Posadas e descobriu logo cedo a sua paixão por danças. Começou com clássica, espanhola, tango tradicional e moderoa e salsa com renomados professores do Panamá e Colômbia.

Foi em 1996 que deu início aos seus estudos na dança do ventre. E já começou tendo aulas com Amir Thaleb e Saida. Em seguida, estudou com o egípcio Yousry Sharif, a libanesa Amani, as americanas Jillina, Nourhan Sharif e Virgínia dentre outros nomes que você verá aqui no Cadernos.

O ano de 1999 foi um tanto especial para Romina. Ela começou a dar aulas de dança do ventre ao mesmo tempo em que se formou em educação física, essencial para a consciência corporal desta bailarina e também para o modo como ela ensina a dança.

Em 2001, formou um grupo de dança chamado Ballet Oiwm e, no ano seguinte, inaugurou sua escola. Até 2007, já formou 17 professoras que já possuem escola própria e todo ano realiza exames teóricos e práticos sobre dança do ventre para todos que quiserem se inscrever.

Romina divide seu tempo entre a dança e a vida de modelo fotográfica e de passarela. Já até foi eleita a menina mais bonita pela revista “Gente”. Mais tarde ela criou a revista “Luz das arábias, a revista de Oiwm”, dedicada a dança do ventre e a cultura oriental. Gostou tanto de fazer parte da imprensa que no canal dela no youtube há vários programas sobre dança do ventre com entrevistas com músicos, bailarinas e, de quebra, ela falando e dançando.

Ganhou duas vezes, em 2003 e 2004, o Festival de Coreografias do Mercosul como solista profissional, além de prêmios de figurino mais bonito. Foi vencedora em todas as categorias em 2005 durante a Confederação Latino-americana de Dança, realizada pela CIAD/CID-UNESCO).

Atualmente  ela é jurada anual desta Confederação e viaja pelo mundo ministrando seminários, workshops e cursos de aperfeiçoamento. Nenhum desafio para ela, já que fala muito bem o inglês e também o português.

Sua dança é delicada e cheia de carisma e originalidade. Tremidos, giros, arabesques  e movimentos de braços são sua marca registrada em suas apresentações.

Suas roupas normalmente têm a saia mais justa com abertura, cinturão bem trabalhado e o sutiã bordado, mas quase nunca com miçangas penduradas. Os cabelos sempre lisos, longos e com algum detalhe para enfeitá-los como uma presilha ou faixa na cabeça.  Gargantilhas, pulseiras e brincos dão um brilho a mais nas suas produções.

Veja o vídeo abaixo e aproveite para notar a delicadeza e o mix de estilos desta bailarina.

Quer mais?  Ela já apareceu por aqui na nossa videoteca quando discutimos improvisação. Acesse o youtube e veja ela falando antes de uma apresentação ao vivo com o maestro Mario Kirlis.

Se quiser saber mais sobre esta bailarina, acesse o site dela em espanhol.

Veja + Bailarinas aqui

3 Respostas to “Romina Maluf”

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10ª Festa de Danças Árabes – Studio Rose dos Véus « Cadernos de Dança - dezembro 4, 2010

    […] véus que cria e usados por bailarinas internacionalmente famosas como Saida Helou, Angeles, Romina Maluf, Rose Dos Véus convida para a festa de comemoração de 10 anos de sua escola de […]

  2. Retrospectiva: Bailarinas « Cadernos de Dança - dezembro 31, 2010

    […] do Sul com a espanhola Alika, a venezuelana Samira Hayek e as argentinas Angeles Cayunao, Romina Maluf e […]

  3. Hip hop e dança do ventre « Cadernos de Dança - janeiro 3, 2011

    […] ventre em 2007. Fez cursos e workshops com profissionais nacionais e internacionais, dentre eles: Romina Maluf (Argentina), Amar Gamal (EUA) e Kaeshi Chai (EUA). Desde 2008, integra a Cia Kalua Fusion. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: