Zaffa

6 set
El zaffa, zaffe, zaffet ou zaffah significa algo como “procissão”. É também o nome de um ritmo egípcio muito utilizado em músicas de cerimônias de casamento para acompanhar o cortejo, também chamado Zaffa, em que os noivos são seguidos por uma espécie de procissão.
Em geral, os músicos tocam Mazhar e Daff, enquanto dançarinos fazem apresentações e os familiares acompanham caminhando. É uma festa, portanto, a música é animada e as mulheres fazem o tradicional grito chamado zagharit, agitando a língua falando ” li li li”.
Características
O ritmo é muito utilizado no Egito e em outras regiões no norte da África. A principal característica do zaffa é uma pausa, feita sempre no final da frase musical. Isso faz com que a cadência lembra a de uma marcha.
O músico Vitor Abud Hiar afirma que é possível unir dois períodos, ou seja, duas dessas frases e adicionar um TA no final, sempre lembrando de manter a pausa no final.

Composição
Este é um ritmo 8/4. Sua forma grafada é simples, mas permite fazer uma série de variações.
A base fica assim: DUM TAKATA TA DUM TA TA (pausa)
Na frase duplicada e contínua, repare como a pausa ainda é obrigatória:
DUM TAKATA TA DUM TA TA TA DUM TAKATA TA DUM TA TA (pausa)

Como treinar
O ritmo é bem simples. Basta pegar os snjus e caprichar no treinamento. Lembre-se de que os DUMs são tocados, em geral, com a mão direita (ou com ambas as mãos), assim como os TAs. Os KAs são tocados com a outra mão. Se for canhota, simplesmente inverta e ficará mais fácil de acompanhar.

Dicas de passos
É muito comum que na cerimônia Zaffa as bailarinas estejam dançando candelabros ou tacinhas. Desta forma, representam a iluminação do caminho do casal. Por isso, os passos utilizados são lentos, marcados por ondulações como oitos e camelos.
Faixa do cd Jalilah Raks Sharki Vol. 4

Veja+ Ritmos

2 Respostas to “Zaffa”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Videoteca: Zaffa, a cerimônia « Cadernos de Dança - setembro 10, 2010

    […] set Na última segunda-feira, estudamos um pouco do ritmo Zaffa, muito utilizado nas músicas das cerimônias de casamentos típicas do oriente médio. Você sabe […]

  2. Retrospectiva: Ritmos « Cadernos de Dança - janeiro 2, 2011

    […] como bambi, cocek, hatcha, vox e zaffa entraram como novidades para nós que escrevemos o blog. Além disso, a cada semana sentimos que […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: