Dohola

31 ago

O derbake, que já foi tema de post aqui do Cadernos, é um instrumento muito conhecido, seja pelo seu formato ou pelo uso em solos de percussão. Já a dohola (doholla) também possui a forma de um banquinho e, à primeira vista, é muito semelhante ao derbake. Mas não se engane com as aparências, pois apesar disso, é maior, mais larga e produz um som grave.

Em uma escala de tamanho, o derbake é o menor, seguido pelo sombati e pela dohola, maior de todos e com um bocal de circunferência maior. É justamente o tamanho do bocal que irá produzir um som mais grave. Em geral, é usada como base para os solos de percussão enquanto o derbake faz os floreios, tanto nas músicas libanesas quanto nas egípcias. Por isso, precisa ter um som bastante limpo.

Antigamente, era feita somente em argila revestida de pele de carneiros, cabras e peixes. São pesadas, o que dificulta o transporte. Como são feitas de peles de animais, precisam ter condições adequadas para manutenção da afinação. A estrutura em cerâmica colabora para a pureza do som, em especial, para a marcação dos DUMs. Por este motivo, são mais usadas em gravações de músicas do que nos espetáculos.

A dohola em alumínio e nylon, por sua vez, é mais recente e é comuns em shows, dado ao seu peso mais leve, à resistência e manutenção da afinação. A ressonância do som, porém, não é muito querido pelos músicos.

No Brasil, a dohola mais antiga foi criada por Fuad Haidamus em 1983. Na época, ele optou por confeccioná-la em argila e pele de cabrito, segundo o site do músico Vitor Abud Hiar.

Acesse o nosso canal do Youtube e conheça como é uma dohola mais tradicional. No vídeo abaixo, ouça o som de uma dohola sintética. Depois, acesse o post sobre o derbake e compare-os, para notar bem as diferenças. Você nunca mais vai confundi-los.


Veja + Instrumentos
Kawala
Arcodeon

Violino
Mijwiz
Kanoon
Alaúde
Derbake, tabla ou doumbek
Rababa
Mizmar
Snujs

Anúncios

2 Respostas to “Dohola”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mazhar « Cadernos de Dança - setembro 7, 2010

    […] + Instrumentos Dohola Kawala Arcodeon Violino Mijwiz Kanoon Alaúde Derbake, tabla ou doumbek Rababa Mizmar […]

  2. Sombati « Cadernos de Dança - outubro 4, 2010

    […] Retomando, o sombati é um instrumento de percussão com tamanho intermediário entre o derbake e a dohola. Porém, a palavra também designa um ritmo musical e nós estamos aqui justamente para falar sobre […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: