Kawala

24 ago

A kawala (kawal) é uma flauta egípcia alongada com 6 furos. O tamanho pode variar em até nove vezes, assim como os nomes dados e os tons que ela é capaz de produzir, mas normalmente seu som é longo, lento e linear. Feita de bambú, costuma ser usada em música folclórica e turca e aparece em muitos taksins. Por isso, é recomendável que a bailarina dance com movimentos lentos, alongados e, de preferência, que faça bastante ondulações.

Você pode brincar lentamente alongando o corpo e executando passos com braços abertos e até mesmo dançar ajoelhada no chão. Se precisar de inspiração, pense na reverência aos deuses do céu e não esqueça da instrospecção. Colocar-se no lugar da cobra enfeitiçada pelo som da flauta e se movimentar sinuosamente a cada sopro que o músico dá neste instrumento é uma boa maneira de seguir o som da kawala.

Batidas, shimmies e marcações fortes não combinam com este instrumento, mesmo que ele seja tocado de forma mais acelerada e apareça durante um derbake. Ao ouvir a kawala, é a hora certa para mostrar o domínio dos movimentos ondulatórios.

Assista ao vídeo e observe como Abdallah Helmey está concentrado e sereno. É neste clima que a bailarina deve se expressar.

Veja + Instrumentos
Arcodeon
Violino
Mijwiz
Kanoon
Alaúde
Derbake, tabla ou doumbek
Rababa
Mizmar
Snujs

2 Respostas to “Kawala”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dohola « Cadernos de Dança - agosto 31, 2010

    […] Kawala […]

  2. Nay « Cadernos de Dança - setembro 14, 2010

    […] nas músicas árabes, cada qual com uma característica própria. Aqui no Cadernos, já falamos da Kawala, do Mijwiz e do Mizmar. Outro instrumento de sopro muito utilizado é o Nay, também chamado de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: