Dança com pandeiro

14 jul


Este vídeo é uma apresentação do Super Noites no Harém 4, que aconteceu no Teatro Santo Agostinho em São Paulo, dia 09 de abril de 2010.

O pandeiro árabe também é conhecido como Daff, no Líbano, e Riq (riqq, reqq ou rik) no Egito. Acredita-se que este instrumento  tenha entrado na dança do ventre a partir de influência do povo cigano do Antigo Egito.  Alguns dizem que a dança com o pandeiro representa a boa colheita de frutas. Por causa da fartura, as bailarinas dançam com alegria e romantismo os rtimos agitados.

O pandeiro é um arco circular feito de pele esticada, que pode ser de animal, peixe e até mesmo sintética. Na sua armação, há 5 pares de címbalos duplos de metal (como os snujs) que, ao mexer no pandeiro, que emitem o som característico deste instrumento.

Ao contrário da dança com snujs, não é comum que a bailarina saia marcando o ritmo completo com o pandeiro, porque ele é considerado um objeto cênico, de enfeite. Assim, é comum fazer marcações com ele em batidas fortes como os DUMs do Said. Pode-se marcar o ritmo nas mãos, ombros, quadril, joelhos e onde mais a sua criatividade permitir. É importante lembrar que ele não combina com músicas lentas e taqsins. Escolha um Said, Falahi (em breve no Cadernos) e Malfuf. A roupa é de preferência vestidos, como na dança da bengala, e cinturões com moedas, muitas moedas.

Dicas de passos

Brinque com o pandeiro. Ao fazer passeio no bosque, por exemplo, segure este instrumento com as duas mãos e movimente os braços de acordo com o ritmo. Em movimentos parados, faça camelos com os braços erguidos para cima e conforme executa o movimento, vá descendo o pandeiro. O efeito é lindo. Se quiser girar com ele encostado no ombro ou quadril, vale fazer com graciosidade e leveza. Se preferir, pode colocá-lo  no chão enquanto dança e pegá-lo novamente no meio da coreografia. Se quiser fazer barulho, faça uma pose bem bonita e gire o braço tremendo o pandeiro. Faça isso e tudo mais que quiser com um belo sorriso no rosto e muita alegria, afinal, a dança do pandeiro é bem animada e levanta qualquer plateia.

Veja + Acessórios
A delicadeza das tacinhas
Dança do Jarro
Bengala ou bastão
Os snujs
Véu

5 Respostas to “Dança com pandeiro”

  1. valeria julho 19, 2011 às 4:06 pm #

    site muito bacana, muito divertido!parabens e paz para vocês amigos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. A dança da espada « Cadernos de Dança - julho 21, 2010

    […] + Acessórios Dança do pandeiro A delicadeza das tacinhas Dança do Jarro Bengala ou bastão Os snujs […]

  2. Véu Fan « Cadernos de Dança - agosto 4, 2010

    […] + Acessórios de dança Véu duplo A dança da espada Dança com pandeiro A delicadeza das tacinhas Dança do jarro Bengala ou bastão Os snujs O véu na dança do […]

  3. Dança com cobra « Cadernos de Dança - setembro 8, 2010

    […] de dança Leques ou abanicos Véu Wings Candelabro Punhal Véu Fan Véu duplo A dança da espada Dança com pandeiro A delicadeza das tacinhas Dança do jarro Bengala ou bastão Os snujs O véu na dança do […]

  4. Bendir « Cadernos de Dança - outubro 19, 2010

    […] Trata-se de um cilíndro de até 70 cm de diâmetro e 20 cm de profundidade. Lembra a aparência do pandeiro ou do tar, porém não possui os pratos […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: